terça-feira, 20 de março de 2012

Google vai penalizar sites com SEO em excesso

Atualmente, é muito comum a prática de SEO pelas empresas, que são estratégias de otimização para motores de buscas. Ou seja: são estratégias para aparecer melhor nas buscas de sites de busca como o Google. Isso inclui troca de links, uso de várias palavras-chave na mesma página, entre outros. 

Mas existem sites que abusam tanto do SEO que isso se torna ilícito e abusivo, fazendo com que sites de conteúdo duvidoso apareçam melhor nas buscas do que sites com conteúdo útil. Isso incomoda os usuários, que acabam tendo que procurar por várias páginas do Google até que encontrem o que realmente estão procurando. 

Pensando nisso, o Google vai passar a penalizar os sites com práticas de SEO abusiva. O engenheiro do Google, Matt Cutts, revelou durante uma apresentação na SXSW que estão trabalhando em uma mudança no algoritmo de busca pra tornar os resultados mais precisos para os usuários. Essa alteração vai penalizar automaticamente os sites muito otimizados.

"Mas eu nem faço SEO no meu site!" você deve estar pensando. Ou então, "Eu uso algumas estratégias como troca de links, mas não tenho nenhuma má intenção!".

A questão é que por ser um algoritmo, as penalidades serão aplicadas automaticamente. Ás vezes, o dono do site não tem a má intenção de ser abusivo, mas se o algoritmo entender que você passou dos limites, seu site é penalizado na mesma hora. Como essa alteração está para entrar em vigor nos próximos dias, é importante repensar as práticas de SEO do seu site, e até conferir se você não está abusando delas "sem querer".

Se for penalizado, dependendo da infração, você pode desde perder algumas posições no ranking do Google até desaparecer completamente das buscas. Depois de penalizado, o que você deve fazer é consertar o erro notificado, e pedir a reinclusão de seu site e remoção da penalidade, o que pode demorar. (Se quiser saber mais sobre as penalidades, pode ler aqui)

Fonte: IDG Now

-----------------------------------------------------------------------------------------

UPDATE 02.05.2012 - O novo algoritmo do Google que citamos começou a penalizar os sites com SEO excessivo. Veja aqui a lista completa dos sites penalizados. Até os famosos Last.fm e Digg.com entraram na dança... 


Se você está em dúvida e não quer arriscar, a New Way oferece serviços de SEO, consulte um profissional e não corra o risco de ser penalizado. Veja como funciona o nosso trabalho de SEO e agende uma visita:





Nenhum comentário:

Postar um comentário