quarta-feira, 22 de junho de 2011

Homenagem do Google a Les Paul pode ter custado US$ 133 milhões às empresas

Empresa analisou a queda de produtividade suscitada pela guitarra virtual incorporada à página do Google. Conclusão: Pac-Man foi superado.

Há duas semanas, usuários ficaram eufóricos com a novidade que a Google incorporou em sua página inicial: uma espécie de guitarra, que podia ser tocada tanto pelo mouse quanto pelo teclado. Tratava-se de uma homenagem a Les Paul, músico americano famoso por sua habilidade com o instrumento.
Por conta do sucesso do doodle (logo comemorativo), a empresa resolveu mantê-lo por mais um dia, e permitiu, inclusive, que os internautas gravassem suas criações. Considerando que o recurso foi lançado em uma quinta-feira (9/06), nem é preciso dizer quanto tempo as pessoas gastaram divertindo-se com o instrumento digital quando, muitas delas, supostamente, deveriam estar trabalhando.
No entanto, para a empresa Rescue Time – que desenvolve softwares para gerenciamento de tempo – é preciso dizer, sim. Ela resolveu quantificar as horas desperdiçadas e o prejuízo para a economia global motivados pelo doodle – avaliou, porém, apenas o primeiro dia. Ano passado, devido ao aparecimento do jogo Pac-Man na página inicial, estudo semelhante foi promovido.
Leia mais: Pac-Man ganha página fixa no Google
Vamos aos números: como pode ser visto no blog da companhia, a homenagem a Les Paul consumiu 5,35 milhões de horas – ante 4,8 milhões do Pac-Man – e 133 milhões de dólares, superando os 120 milhões do tradicional jogo. Ah, e no Twitter, em 9/06, pode-se observar 20 atualizações por segundo que faziam referência à criativa invenção da empresa de Mountain View.
Para chegar a esses índices, a Rescue Time verificou, a partir dos dados do site Wolfram Alpha, que o tempo médio que os internautas passaram no Google na fatídica quinta-feira foi de quase cinco minutos, ou seja, 26 segundos a mais do que em dias normais. Cerca de 740 milhões de usuário únicos visitaram o portal de busca, e supondo um salário de 25 dólares por hora, tem-se o valor final.
É preciso lembrar que tudo não passa de uma projeção. Dificilmente todos os usuários acessaram o doodle a partir do trabalho – muitos nem sequer trabalham, é possível dizer - e não há no blog algo que justifique a estimativa de 25 dólares por hora (salário sete mil reais por mês). De qualquer forma, é uma pesquisa interessante, que, provavelmente não está tão distante da realidade. Afinal, quanto tempo de trabalho você e seus colegas gastaram criando e tocando músicas no Google? Mais de 26 segundos, aposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário