segunda-feira, 20 de junho de 2011

Veja qual smartphone tem mais a ver com você

Ao escolher um smartphone, o consumidor precisa ficar atento ao sistema operacional do celular. Por mais bonito e tecnológico que seja o aparelho, o sistema é o que vai definir como os recursos vão ser usados pelo dono do telefone, exatamente como acontece ao comprar um computador.

O desenvolvimento de cada sistema geralmente demora vários meses e, de tempos em tempos, o sistema ganha atualizações para agradar aos usuários, tornado o uso mais simples e de acordo com o que os consumidores desejam.

Além da disputa pelo volume de vendas de aparelhos, as companhias investem muito dinheiro para tornar seu sistema operacional o mais popular do mercado.

Nos Estados Unidos, os três sistemas operacionais mais populares são, nesta ordem, o Android – desenvolvido pelo Google –, iOs – disponível no iPhone, da Apple – e o BlackBerry, da Research In Motion (RIM).

Neste ano, a Nokia, maior fabricante de celulares do mundo, fechou um acordo com a Microsoft para enterrar o sistema operacional Symbian e adotar o Windows Phone 7 em seus dispositivos.

Nokia e Microsoft vão desenvolver os primeiros produtos da nova linha de celulares baseados no Windows Phone, cujo lançamento não está previsto para antes de 2012.
Conheça características do Android, iOS e BlackBerry:
android
Patrocinado pelo Google, o Android tem grande potencial de crescimento porque é o sistema operacional que mais oferece aplicativos gratuitos, proporcionalmente. Um grande diferencial é o suporte ao Flash, da Adobe, ausente no iOs, da Apple. É integrado com redes sociais como Twitter e Facebook e conta com multitarefa, além de transferência direta de arquivos entre o celular e o PC. Para quem usa muitos serviços do Google como Gmail, um celular com Android é uma boa escolha. A versão mais recente é a 2.3.
ios
O iOS, da Apple, é o campeão em aplicativos, com pelo menos 300 mil para o iPhone. É multitarefa, tem integração para várias contas de e-mail, mas não possui suporte para Flash. O acesso às principais redes sociais acontece só por meio de aplicativos, que podem ser organizados de maneira customizada. A integração com o PC é feita pelo programa iTunes e o sistema permite chamadas por voz, além de ser bem eficiente ao usar a internet e fazer buscas. A versão iOs 5 deve ser lançada até o final do ano com melhor integração entre o iPhone e o PC, além de novas funcionalidades para troca de mensagens e compra e armazenamento de aplicativos.
blackberry
A versão mais recente do sistema para BlackBerry é BlackBerry 6. O sistema é conhecido por ter um eficiente suporte de e-mail, mas tem uma oferta ainda pequena de aplicativos. O 6 tem acesso integrado aos serviços BlackBerry Messenger, Windows Live Messenger, Google Talk, Facebook, Twitter e MySpace. O visual foi redesenhado para tornar seu uso mais simples e rápido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário